quinta-feira, 13 de agosto de 2009

FORUM DE DISCUSSÃO – Ativ. Avaliativa – valor: 20

Queridos alunos, esta atividade é avaliativa, e para desenvolvê-la tu deves ler com atenção os comentários abaixo, refletir sobre o assunto e postar um comentário, conforme é solicitado abaixo.Atenção: só serão avaliados os comentários postados até o dia 10 de setembro.


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

“Uma pesquisa mostra que para os brasileiros tudo vai bem nas escolas. Mas a realidade é bem menos rósea: o sistema é medíocre.” Assim inicia uma matéria da revista Veja/2008. Nela são apontados dados estatísticos tais como:

- 90% dos professores se acham bem preparados para dar aulas
- 89% dos pais consideram receber das escolas um bom serviço em troca do que pagam
- 68% dos alunos de escola pública acreditam que estão em uma escola ótima
- 89% dos professores se dizem capazes de despertar a atenção dos alunos em aula
- 65% dos alunos dizem que suas aulas são interessantes
- 22% dos professores de ensino básico não têm diploma universitário
-60% dos estudantes terminam o ensino fundamental sem saber interpretar textos

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

A partir dessas afirmações, escreve um comentário, em linguagem formal, expondo teu ponto de vista a respeito da TUA REALIDADE ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Tu podes mencionar exemplos para embasar tuas opiniões.
ATENÇÃO!!!!!Manda o teu comentário para o e-mail da turma para que eu possa analisar antes de postares aqui no blog. Coloca como assunto do e-mail a palavra FORUM.

Bom trabalho!!
beijos da professora Mariléia.
.
.
.
.

29 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. OBS.: O comentário à cima não é válido!



    Na maioria as escolas, o ensino é bastante precário, sendo que isso ocorre porque não existe material, faltam professores, enfim,
    uma série de problemas que não são resolvidos nem pela direção da escola e muito menos pelo Estado. Na minha escola, a maioria dos professores são competentes, o ensino é muito bom e também temos várias outras

    "regalias" que muitos outros alunos não têm!
    E também penso que, nessa pesquisa, os entrevistados faltaram com a verdade.


    MARIANA GUEDES T:105

    ResponderExcluir
  3. MARIANA, gostei do teu comentário, pois apontas causas para a precariedade da educação brasileira. Que bom que na nossa escola há profissionais preparados, pois isso proporciona ensino qualificado. bjs
    profe Mariléia

    ResponderExcluir
  4. A educação brasileira está em declíneo, pois muitos jovens não possuem sequer o ensino fundamental completo. Além disso, muitos professores não têm compromisso com o que fazem. E também acredito que a educação poderia estar melhor se o governo investisse mais.
    Quanto à educação na Escola DEMÉTRIO RIBEIRO: ela é de ótima qualidade, tanto da parte dos professores, quanto da direção, mostrando total interesse na educação dos alunos.

    Por isso classifico a nossa escola como modelo para o aluno que quer aprender.

    AIRON ALVES GUIMARAES

    ResponderExcluir
  5. Alguns professores estão sempre se atualizando e se informando para melhorar suas aulas, e os pais acreditam que seus filhos estão bem na escola que eles escolheram. As escolas públicas são boas, porém alguns alunos não sabem aproveitá-las e, infelizmente, os professores deixam a aula muito entediante, mesmo tendo várias maneiras de mudar isso, como levar jogos e ter momentos de leitura em aula. Em, todas as escolas há problemas com alunos que não sabem interpretar textos, e isso cabe a alunos e professores tentarem resolver. Os índices de reprovação dos alunos dizem tudo, mostrando que a educação do Brasil não é a melhor, mas espero que isso possa mudar. Estou em uma escola boa, os professores são bem instruídos para que possam fazer sempre o melhor para seus alunos. e eu sou estudiosa, pois aprendi muito desde o momento em que cheguei nesta escola.
    Tanira

    ResponderExcluir
  6. Na realidade, o estudo hoje em dia é de qualidade inferior ao de antigamente, me refiro à época de nossos pais. Isso porque os professores não têm mais autoridade, nem a mesma vontade de ensinar de tempos passados e sim o que cabe a eles nos explicar, claro que alguns levam em conta que se ensinar ou não, tanto faz! O salário deles será o mesmo no final do mês. Para mim, não só em escolas estaduais, mas em todas as escolas o ensino anda muito precário! Mas ainda dá tempo de mudar, porque há alguns professores que se dedicam de alma e coração, pois gostam do que fazem, e - claro - os alunos também podem demostrar mais interesse!
    Amanda Almeida Prates
    Turma: 105

    ResponderExcluir
  7. Na maioria das escolas no Brasil a situação é precária. isso porque há falta de professores e material, e até existem escolas com salas de aula precárias, em alguns estados não têm nem onde os alunos sentarem, ou falta merenda.
    No Brasil falta preparo para um ensino igual para todos, sem distinção de classes sociais. Na maioria das escolas não ocorrem tantos problemas, quando lemos ou ouvimos notícias, percebemos que a situação, no país, é vergonhosa devido à falta de respeito com os seres humanos.

    Francisco Toscani

    ResponderExcluir
  8. UAUUUUUUUUUUU
    VOCÊS ESTÃO MANDANDO BEM!!!!
    ESTOU ADORANDO LER OS COMENTÁRIOS!!!
    iSSO AÍ, PESSOAL! VAMOS IDENTIFICAR OS PROBLEMAS E TENTAR AMENIZÁ-LOS!!!
    BEIJOS
    MARILÉIA

    ResponderExcluir
  9. O estudo é importante na vida de qualquer ser humano. Atualmente para o esclarecendo de dúvidas. Sei que nem todo o Brasil tem escolas como a que
    eu estudo, que mesmo tendo falhas e defeitos, o que é
    normal, promove a aprendizagem. No Brasil nem todas as escolas são
    assim, sendo que alunos desinteressados e professores despreparados.

    Graziela R. dos santos
    T=105

    ResponderExcluir
  10. Essa pesquisa é muito interessante, pois mostra a realidade em que vivemos, sendo que muitos alunos acabam o ensino fundamental sem saber interpretar textos, e pensam que está tudo bem. Sobre a educação no Brasil, em muitos estados brasileiros, existem crianças que não estudam por falta de oportunidades, isso deve mudar pois são as crianças que vão fazer o futuro.

    João Vitor 105

    ResponderExcluir
  11. O problema não é a qualidade de ensino atual, mas sim a qualidade do ensino BRASILEIRO. Atualmente o dinheiro que deveria ser investido nesse setor não tem sido o suficiente para o aluno ter boas condições de aprendizagem, como deveria ser. Faltam professores qualificados em muitas partes do Brasil, o índice de analfabetismo é muito alto para um país que busca qualidades de uma sociedade de primeiro mundo. Alunos, professores e pais pensam que está tudo bem, que não há nenhum problema, que está tudo em perfeitas condições, mas eu pelo menos não vejo as coisas assim.
    Na minha escola, temos a honra e a sorte de ter um corpo docente formado por ótimos profissionais, com qualidades que hoje em dia são dificilmente encontradas, muitos alunos desejam vagas nesta instituição, pois é um grande nome a escola Demétrio Ribeiro, formando futuros grandes profissionais. É realmente um modelo de ensino, tenho orgulho de fazer parte desta familia!
    Amistrong Mafaldo

    ResponderExcluir
  12. A realidade escolar que vivemos hoje em dia não pode ser considerada tão boa, mas sim regular. É bem verdade que saímos do ensino fundamental sem saber fazer interpretação de textos, isso porque -infelizmente - ainda existem aqueles professores que fingem que ensinam, e o aluno que finge que aprende. São esses professores que se dizem capazes de despertar o interesse do aluno. E o aluno não se dá conta que, por fingir que aprende, mais tarde será prejudicado , sendo que teve a chance de aprender. É só perguntar!


    By - Juliana Anhaia

    ResponderExcluir
  13. A EDUCAÇÃO DE HOJE NÃO ESTÁ COMO NÓS ESPERÁVAMOS, POIS MUITAS ESCOLAS NÃO DISPÕEM DE RECURSOS E FALTAM PROFESSORES, E ISSO PREJUDICA O APRENDIZADO DO ALUNO.

    ACREDITO QUE SE CONTINUAR ASSIM NÓS SEREMOS CADA VEZ MAIS PREJUDICADOS, PORQUE O ESTUDO É A PRIORIDADE MAIOR PARA NÓS CHEGARMOS AONDE QUEREMOS E, SEM ELE, NÓS NÃO CONSEGUIMOS GERAR CONHECIMENTOS PARA MELHOR CONVIVER EM SOCIEDADE.

    MUITAS ESCOLAS PÚBLICAS SÃO BOAS, MAS, ÀS VEZES, O ALUNO NÃO SABE APROVEITAR O QUE LHES ESTÃO OFERECENDO.




    by Lucia blanco

    ResponderExcluir
  14. A escola deveria melhorar, pois o ensino é muito precário, sendo que os professores estão com pouca formação. As professoras, pais e filhos mostram que o que está acontecendo atualmente pode trazer consequências daqui alguns anos se a educação não receber investimentos para que os índices negativos caiam.
    A minha vida escolar é muito boa, e tenho que ser um aluno responsável e interessado.
    Douglas turma:105

    ResponderExcluir
  15. Educação é a ação exercida por meio de métodos, com o objetivo de desenvolvimento ou preparação social, intelectual, moral, física e afetiva de uma criança ou jovem.
    A educação abre novos caminhos para o mundo. O professor que é especializado na área de educação tem sido desvalorizado pelos poderes públicos, não tem salários dignos, tem que trabalhar mais para obter um sálario melhor, tendo que cumprir com seus deveres e nunca tem direitos.
    Certos pais e alunos falam mal dos professores, mas muitas vezes eles são os culpados. O nosso país deve melhorar e valorizar a Educação.
    A minha vida escolar é muito boa porque procuro ser um aluno responsável e interessado.
    Elton turma:105

    ResponderExcluir
  16. No Brasil os ensinos são muito precários, e os pais pensam em escolher as melhores escolas e nem querem saber das escolas públicas onde acreditam o ensino é de baixa qualidade, mas não é. A qualidade do ensino nas escolas públicas é igual as outras, pois isso depende dos professores que sempre estão se atualizando para ensinar melhor os seus alunos. E quase sempre a dificuldade está na interpretação de texto, e os pais pensam que os culpados são os professores mas não são somente eles. Os alunos que não estudam têm que prestar a atenção na aula para aprender. Estou aprendendo muitas coisas depois que vim para esta escola, e tenho uma professora muito legal que ensina muito bem as coisas para seus alunos.

    Jayne Fernandes Faleiro
    TURMA: 105

    ResponderExcluir
  17. A educação no Brasil é bem precária, e mostra a realidade em que nos vivemos.
    Muitos alunos não terminam os estudos e não têm professores preparados para dar aula. No Brasil as escolas são bem precárias porque ás vezes não há nem cadeira para os alunos sentarem, e muitos deles não sabem aproveitar as oportunidade que têm na vida.
    Acredito que, se continuar assim, nós seremos cada vez mais prejudicados, porque nós não conseguimos gerar conhecimento para melhor viver com as pessoas.

    Anderson t:105

    ResponderExcluir
  18. A educação no Brasil vem, a cada dia que passa, se tornando dramática. Professores fingem dar aulas e alunos acreditam estar aprendendo. Despertar a atenção do aluno vem sendo um obstáculo muito grande para educadores, procurar atividades que não sejam entediantes e produtivas é a meta de muitos. Aprender a expressar-se e entender é a proposta feita. Depende de cada um querer o que é melhor para si mesmo.


    Ana Paula Moro Ponte
    Turma: 105

    ResponderExcluir
  19. A realidade escolar do Brasil não é muito boa porque há muitas crianças carentes sem escola, e quando existe escola, muitas vezes, ela não dá a assistência que os alunos merecem.
    A nossa realidade é boa mas não ótima porque temos algumas dificuldades no nosso aprendizado, precisamos de profissionais qualificados para nos ajudar nas nossas dificuldades.

    Hendrica
    T=105

    ResponderExcluir
  20. A educação no Brasil, cada dia que passa, tende a piorar.Temos professores desinformados sobre a realidade mundial.
    Antigamente aprendiamos, nos interessavamos mais do que hoje.
    Na minha realidade escolar estamos menos preparados para encarar o vestibular

    Andressa
    T=105

    ResponderExcluir
  21. Levando em consideração a minha escola, devo apontar que tenho muitos professores bem qualificados, que quando lecionam sua matéria fazem o aluno viajar junto a eles, fazendo-o cada vez querer saber mais. Mas como em todo lugar sempre haverá aqueles que no modo de ensinar não empolgam de tal maneira, deixando a desejar...

    Em relação à questão do ensino particular acredito que, quase sempre, os alunos de escolas públicas têm o mesmo grau de aprendizagem, apenas não dão valor a isso, porque muitas vezes temos os mesmos professores que lecionam nas escolas particulares.

    Enfim, acredito que, como em todo lugar, há com certeza muitas coisas erradas e precárias no nosso ensino, mas também acredito que temos muitas coisas boas e não sabemos aproveitá-las.

    Jéssica Dornelles :)

    ResponderExcluir
  22. Nossos professores de ensino médio estão sim bem qualificados para dar aula, a prova disso é o alto índice de aprovados em faculdades federais. E com esses resultados, é claro que os pais confiam na qualidade da escola pública para educar seus filhos, e acredito que só não estamos melhores que uma escola particular porque não temos um bom apoio do nosso governo.

    Henrique Tesche Vieira

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito dessa matéria, pois ela ela aborda um assunto muito interessante, a educação, que atualmente está precária. As escolas não são mais como antigamente, as pessoas estão muito desinteressadas com a educação, com o ensino. Os professores não se esforçam com os alunos.

    Tauana 105 :D

    ResponderExcluir
  24. Não acredito muito nessas informações, sendo que algumas delas
    com certeza está na nossa realidade como, por exemplo, os professores
    que se dizem capazes de despertar a atenção dos alunos na sala de aula,
    com certeza alguns faltaram com a verdade, pois qual professor vai
    admitir uma coisa dessas, para mim um professor não impor atitude na
    turma, os alunos tomam conta, outro fator como esse, são os professores
    se dizerem capazes de dar aula, mas que espécie de professores são esses
    que fazem parte dos 10%, que se disseram incapazes de dar aula.
    Existe sim essa realidade de que tem gente que concluíram o ensino médio
    e não sabem interpretar textos, isso eu tenho certeza, agora os fatores
    que coloquei em evidência ali em em cima, faltam com a verdade, por isso
    a culpa não é inteiramente do governo, é também dos professores incapacitados
    dando aula, ensinando erradamente, formando alunos imcapacitados, para concursos
    públicos, então a culpa não é inteiramente do governo, mas sim das pessoas com caráter duvidoso, tomando conta da educação escolar dos
    jovens.

    Leonardo Fontoura Bastos
    >.<
    Turma >>105<<

    ResponderExcluir
  25. COMENTÁRIOS AVALIADOS ATÉ AQUI EM 20 DE SETEMBRO
    PROFE MARILÉIA

    ResponderExcluir
  26. Mais ou menos 80% dos jovens que estão no segundo grau são muito desatentos, precisam ter mais atenção nas matérias que são difíceis. O aluno, se prestar atençao na aula todo o tempo, não precisa nem estudar muito em casa, é só recordar para lembrar de tudo. Muitos alunos terminam o ensino fundamental despreparados, chegam no primeiro ano do ensino médio e acham dificil, no fim repetem de ano, isso acontece com muitos alunos.

    Aluno: Joaquim Nunes Brasil

    ResponderExcluir
  27. A realidade no mundo é bem diferente do que pensamos, pois
    muitas escolas não têm verbas nem para merenda dos
    alunos, e os professores fazem muitas greves, sendo que isso prejudica demais quem quer realmente estudar. Por isso tem um grau muito alto de analfabetismo no Brasil. Na escola onde estudo têm bons professores e funcionarios, claro que
    têm problemas, pois nenhuma escola é perfeita.
    nome: MARANA MOREIRA

    ResponderExcluir
  28. A verdadeira função da Escola é formar cidadãos conscientes de seus deveres e de seus direitos. Para isso ela implementa a construção do conhecimento em todas as áreas. A escola deveria ser vista com maior carinho para a construção de um futuro melhor, mas na realidade a situação é bem mais difícil, assim mostra a pesquisa feita pela revista ''Veja''.
    Na maioria das escolas os professores se acham qualificados para dar aulas, sendo que muitos são mesmo, mas há muitos profissionais desqualificados. Prova disso é a tecnologia que chegou até nas salas de aula, os jovens sempre conectados na tecnologia do mundo, e alguns professores não acompanham esse mundo do jovem. Os pais, menos que a maioria, acham que recebem um bom rendimento dos seus filhos que estudam em escolas particulares, pois tinham que acompanhar mais seus filhos nas escolas. O país para evoluir necessita de uma educação de qualidade, pois uma nação não progride com uma educação precária, todas as pessoas necessitam e devem ter acesso à, no mínimo, educação básica, dando várias oportunidades para o estudante. Também deveria ser criada uma forma na qual as famílias poderiam exigir uma melhor educação para seus filhos. Além disso, os pais também precisam evoluir por meio da educação que deve ser um projeto sério, voltado para os brasileiros.

    Educação é direito de todos, e lutar por ela deve ser uma obrigação dos cidadãos, em busca de uma melhor condição de aprendizagem, principalmente em busca da redução da taxa de analfabetismo, porém ainda presente em grande número e em diversas regiões do país.
    franciele rosa

    ResponderExcluir
  29. TUDO VAI BEM NAS ESCOLAS?
    A educação brasileira tem muitos problemas, mas também tem muitos aspectos positivos.

    Talvez os problemas da educação se resumem na melhoria das condições de trabalho dos professores, pois os professores ganham MAL; o governo deveria dar uma olhadinha para a educação, apostar mais nela, porque eles estão lá graças a um professor. Também há muito o que fazer para um ótimo trabalho, penso que tem a ver com o meio, a realidade social de cada professor, de cada instituição.

    Hoje, com a tecnologia, pensa-se errado sobre a educação, a função da escola é preparar para a vida, estimular os alunos a pensar por meio de atividades que mostram vários as aspectos da vida como estudo, trabalho, lazer, não deve ficar somente nos ensinos técnicos, sem abordar a humanidade, a sociedade. A educação é um processo contínuo, complexo. As famílias também devem assumir responsabilidades na educação dos seus filhos.

    NOME:Alana Caldeira
    TURMA:105

    ResponderExcluir