A Gripe Suína é uma doença que tem como conseqüência uma variante do vírus H1N1, a transmissão da gripe suína pode ocorrer através do contato com o animal e objetos contaminados. Sendo que surgiu uma nova variante, que pode ser disseminada entre humanos e está causando uma epidemia no México. Desde o seu surgimento, a gripe fez diversas vítimas, e sob suspeita da doença o número cresce a cada dia, a organização de saúde Mundial, declarou que a doença é uma emergência na saúde pública internacional.
Contágio da Gripe Suina
Contágio da Gripe Suina
A gripe suína tem seu contágio através das vias aéreas, como a gripe comum, com contato diretamente ou indiretamente, por meio das mãos com objetos contaminados, o vírus também se espalha, inclusive pelo próprio ar ambiente. A contaminação pela carne suína, está descartada, desde que seja cozida a 71 graus Celsius, já que o vírus não sobrevive a altas temperaturas.
Sintomas da Gripe Suina
Sintomas da Gripe Suina
Os sintomas são muito parecidos com a gripe comum, estão incluídos: febre alta, cansaço, dores musculares, tosse, fadiga, surgiram pessoas com vômitos e diarréias. Para os porcos já existem vacinas, mas para os seres humanos ainda não, e pode levar uns 6 meses para que isso ocorra. O medicamento Oseltamivir segundo a OMS, mostrou eficiência nos primeiros testes contra o vírus H1N1, mas não se pode afirmar totalmente ainda tal efeito. O que podemos fazer é sempre estar lavando as mãos, mesmo porque temos que evitar as gripes comuns, que também pode trazer consequências. O governo deve ser rigoroso nos voos vindo do exterior, certificando que nenhum passageiro, esteja contaminado, pois mesmo que os sintomas da gripe, não estejam aparentes, temos que estar alerta por um período, pois algumas delas vieram de países que já estão contaminados.
Como evitar a gripe durante a pandemia?
Como evitar a gripe durante a pandemia?
Evite contatos sociais durante a pandemia
Não cumprimente as pessoas com gestos envolvendo contato físico (como apertos de mão ou beijos)
Mantenha distância mínima de 1 metro de outras pessoas na rua, prédios, etc
NUNCA LEVE A MÃO PARA O ROSTO PARA ESFREGAR OS OLHOS, NARIZ, ETC. até chegar em casa e lavar muito bem as mãos com água e sabão
Se alguém espirrar na sua proximidade, contenha a respiração e procure se afastar para respirar novamente. Não leve sua mão ao rosto até não lavar a mesma abundantemente com água e sabão • Evite comer e beber em estabelecimentos públicos .
Não compartilhe cigarros, copos, sanduíches, etc
Em escritórios, locais públicos, etc. limpe e desinfete com freqüência itens de uso comum como telefones, cadeiras, teclados, mouses, etc.
Se você tiver um negócio que envolva agrupamentos públicos (cinemas, bares, restaurantes, etc), a pandemia é definitivamente o momento para fechar o comércio por umas semanas, dar férias aos funcionários e ficar em casa com a família.
Se estiver tomando conta de uma pessoa doente, use máscaras cirúrgicas (N95) e luvas (as quais devem ser descartadas ou desinfetadas com álcool)
Lave as mãos com frequencia e esfregando bem ambas faces e espaços entre os dedos .
2. Mantenha-se saudável
Beba bastante líquido (evite excesso de álcool!) Não coma alimentos fora da validade ou água suspeita Não coma em excesso, e evite alimentos e líquidos com muito açúcar
Durma o bastante para se sentir descansado (se necessário, com uma breve soneca a tarde)
Tome um pouco de sol (com moderação) diariamente se possível (a vitamina D é sintetizada pela exposição solar)
Procure não entrar em pânico e manter o bom humor: divirta-se em casa com a família (que tal começar uma pequena horta no terraço?), faça sessões de exercícios leves (não se machuque!) e alongamentos, caminhe no seu jardim ou em locais sem aglomerações (pracinha perto de casa, etc - mas tomando todas as precauções descritas acima!)
3. Tenha uma casa saudável
3. Tenha uma casa saudável
Luz solar e ar fresco são excelentes desinfetantes.
Areje a casa de manhã.
Se alguém visitar sua casa, peça para colocar uma máscara, evite contato físico, e limpe com álcool os locais onde a pessoa tocou.
Evite mobília (com quinas agudas, etc) que possa machucar as pessoas e crianças (isto pode evitar ter que ir ao pronto-socorro…).
Mantenha torneiras, fiação, extintores, caixas d’agua, etc. em perfeito estado de manutenção.
Ana Paula Moro Ponte
Nenhum comentário:
Postar um comentário