quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ATIVIDADE AVALIATIVA - III TIMESTRE - VALOR: 20

Queridos alunos, podemos fazer uma comparação entre o uso da roupa e o da lingua. Devemos nos adequar à situação em que nos encontramos: se em situação formal, oficial ou solene usamos roupa "formal", se em situação descontraída, roupa "descontraída". Ninguém vai de maiô ao shopping center nem entra na praia em dia quente com blusão ou de terno e gravata. Essas não são roupas adequadas para aqueles ambientes.
  • Escreva pequeno texto, em forma de comentário, individualmente, refletindo sobre os diferentes usos da língua e a adequação desses usos conforme o ambiente (contexto) em que é empregada. Não esqueça de citar o uso do internetês. Dê outros exemplos comparando língua e vestimenta. Para realizar esta atividade, evita o internetês e o miguxês. Teu comentário pode ser feito a partir da postagem de um colega, ou seja, tu podes escrever sobre um outro comentário.

.

.
Adaptado por Mariléia Marchezan de:
BISOGNIN, Tadeu Rossato. Sem medo do internetês. Porto Alegre, RS: AGE, 2009.
.

Bom trabalho, pessoal!
beijo da profe Mariléia
.

21 comentários:

  1. Eu acho que as pessoas não devem se mascarar por trás da linguagem e nem se convencer de que uma pessoa é "fina" só porque ela tem uma linguagem culta, mas sim ver como a pessoa realmente é. Em um tribunal, por exemplo, as pessoas usam uma linguagem formal, mesmo sendo um criminoso, nem por isso ela é uma pessoa culta ou escolarizada muito menos inocente
    Quanto a roupa usada, depende muito do que a pessoa quer passar para as outras pessoas, pois de que adianta ser uma pessoa por dentro e por fora demonstrar ser outra bem diferente!
    Aluno:Henrique Tesche Vieira Turma:105

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas não sabe adequar ao ambiente que irá permanecer.Há pessoas que não imaginam a hora e o lugar para vestir e falar.
    Há maneiras de ser igual a outro, e de usar tudo na hora correta.TANIRA

    ResponderExcluir
  3. A cada o ocasião que estamos, devemos nos adaptar conforme , se estamos em um jantar baile devemos nos vestir adquadamente ao ambiente nesse caso socialmente.
    Agora se vamos a praia ou até ao calçadão tomar um sorvete ,o correto seria uma roupa mais descontraida , porque ninguém vai a praia com roupa de festa, nem vai a um jantar baile de bermudas e havaianas.

    By: Juliana A.

    ResponderExcluir
  4. A linguagem é muito variada dependendo do local onde a pessoa se encontra e com quem ela anda ,se nos fizermos um curso de redação e nos escrevesemos do modo que falamos com nossos amigos no msn seriamos reprovados na hora porque as pessoas geralmente não entendem.

    Airton S

    ResponderExcluir
  5. Olha eu acho que dependendo da situação a roupa deve ser adequada, como diz no texto acima, ninguém vai a um enterro com roupa de carnaval, ou a praia de casacão e calça jeans, tudo tem seu modo de uso. Como as girias, tu não vai chegar em uma entrevista de empregos falando de um modo inculto. Também acho que o modo de se vestir da pessoa demonstra o que ela é, e o modo de falar prova o que ela é e faz. Enfim, de que adianta tu andar com uma roupa caríssima, de marca e simplesmente não valer nada, tem que falar e se vestir de acordo com o que você realmente quer passar para as pessoas!

    Amanda Almeida Prates
    Turma: 105

    ResponderExcluir
  6. Muitos lugares a onde vamos sempre tem algumas pessoas com uma roupa que não combina com o lugar. Terno gravata combina com trabalhos porque hoje em dia nem exigem trages para festas, as pessoas vão como se sentem bem e não se importam com a ocasião. ou com o que falam, tem pessoas que escrevem acrescentando algumas palavras e depois em algum concurso sempre escrevem errado pois prejudica as pessoas.

    Jayne

    ResponderExcluir
  7. A linguagem é a mesma coisa que o vestimento,tendo bom vestimento,teremos uma linguagem boa.A maioria das pessoas escrevem de modo abreviados,algumas palavras não são compreendidas.

    Douglas R.

    ResponderExcluir
  8. A Língua Portuguesa esta cada vez mais evoluindo,principalmente pela tecnologia,as formas que algumas pessoas escrevem uma palavra na internet é horrível,sempre abreviando as palavras.Eu acredito que a forma de se vestir em determinadas ocasiões e os diferentes tipos de linguagem expressam a mesma comparação.

    Lucia blanco

    ResponderExcluir
  9. Acredito que todo esse contexto é exigido pela sociedade.
    Ela é que impoe esses padrões de vestimenta e linguagem. Aparência infelizmente conta muito nos dias de hoje,imagine um chefe de uma grande impresa indo trabalhar com uma sunga ou algo do gênero, ou a empresa dele ia ficar mal vista socialmente ou iriam pensar que ele ficou louco.Mas esses padrões com certeza não serão eternos, estamos em frequente mudança, o que vale para hoje pode não existir daqui a dez ou quinze anos,esperamos que até lá as pessoas se valorizem mais do que uma roupa ou um mal uso da nossa linguagem
    Amistrong Mafaldo T:105

    ResponderExcluir
  10. Hoje em dia é comum ir no super mercado de bermuda e chinelo,muitas pessoa estao adaptada em vestir cada roupa em cada ocasiao pq cada lugar temos um modo de se vestir e de agir diferente.
    Ao nos comunicarmos pela internet, o modo de nossa linguagem é completamente diferente pq abreviamos todas as palavras que sao possiveis.
    cuando estamos com familiares amigos usamos a linguagem imformal, no nosso dia-a-dia

    by> anderson

    ResponderExcluir
  11. Hoje em dia para cada lugar onde vamos, devemos ir com uma roupa adequada a situação. Ficaria estranho irmos a uma festa vestindo roupa do dia-a-dia.
    Também devemos lembrar do uso da língua, que também é importante. Devemos saber separar a internet, onde falamos abreviadamente, e também a língua no uso de redações, ou seja, escrever formalmente.

    ResponderExcluir
  12. Certas pessoas não falam adequadamemte em certos ambientes,pois tem momemtos que devemos saber falar de uma forma culta sem girias.
    Andressa.

    ResponderExcluir
  13. Pessoas não se vestem de acordo com o ambiemte,
    que estão por isso acabam sendo vulgares de mais.
    devemos saber o que usa antes de sair.
    BY:MARANA

    ResponderExcluir
  14. A língua portuguesa, está evoluindo de acordo com a tecnologia, e a geração dos computadores, do celular, MP3, 4, 5... isso faz com que os jovens se modernizem e evoluam sua maneira de viver e falar.
    Aí entra o INTERNETÊS e o MIGUXÊS, que pode ser ruim para os adolescentes que têm acesso a essa tecnologia podem ter graves problemas na hora de fazer algum concurso de redação para vestibular.
    portanto é bom que os jovens não se acostumem com isso.

    Airon A. Guimarães.

    ResponderExcluir
  15. Certas vezes as pessoas não sabem usar algumas roupas em ocasiões especiais, indo com alguma roupa não adequada ao momento ou ao evento.
    Devemos nos adequar a situação em que nós encontramos. FRANCIELE ROSA.

    ResponderExcluir
  16. O modo em que nos portamos em certos lugares como escola,trabalho,festas e outros envolve a linguagem e o modo de vestir.Não devemos por exemplo ir com roupas escandalosas para escola ou um evento social.
    O que falamos também deve ser analisado, antes de falarmos devemos olhar bem o ambiente em que estamos para não falar bestera.
    Graziela r.dos santos

    ResponderExcluir
  17. Hoje em dia devemos nos devemos adaptar em cada ocasião, sendo no mode de vestir e falar, assim como o uso da vestimenta inadequadamente em locais improprios, na irternet o seu modo de escrever o "internetês" a varias abreviaçoes.

    Francisco Toscani

    ResponderExcluir
  18. Realmente usamos a roupa adequadas para um ambiente,mas tambem cometemos erros e colocamos as inadequadas.
    E isso muitas vezes pode ocorrer com a lingua,pois então temos que ter atenção com a forma da lingua que estamos usando como por exemplo com nossos amigos,uma festa tudo depende do lugar e da conversa,é por isso que devemos estar bem atento a lingua que vamos usar,exemplo se for uma conversa séria usamos uma lingua mais formal se uma conversa sem muita importancia certamente a descontraida e o mesmo acontece com a internet no seu modo de escrever o internetês só que a varias abreviaçoes.
    Então todos devemos ver com atenção a lingua que vamos usar para não errarmos na hora da conversa e da vestimenta.
    Doralina forquim prates

    ResponderExcluir
  19. Muitas vezes encontramos muitas pessoas vestidas inadequadamente para uma situação ou falando coisas que não são cabíveis ao momento ou ao assunto.

    Carine Zanotti

    ResponderExcluir
  20. Acredito que no mundo em que vivemos as pessoas são muito enfluenciadas umas pelas outras, tipo se uma anda de um estilo a outra ja vai la copia e começa andar igual, da mesma forma funciona com o modo das pessoas falar, por exemplo se uma pessoa começa a falar uma giria a maioria dos que a rodeiam começam a falar a mesma coisa.A maioria das pessoas,principalmente os jovens copiam muito os costumes dos outros tanto girias como formas de vestir-se.

    Joaquim Nunes Brasil

    ResponderExcluir
  21. MUITO BEM, PESSOAL!!! GOSTEI DOS COMENTÁRIOS. LI E AVALIEI ATÉ AQUI!
    BEIJO DA PROFE MARILÉIA

    ResponderExcluir