A proposta do Ministério da Educação (MEC) para unificação do processo seletivo das instituições de ensino superior, em substituição ao atuais vestibulares, prevê a aplicação do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 4 outubro. A divulgação do resultado final, com a correção das redações, foi proposta para 8 de janeiro de 2010.Segundo o modelo proposto, após receber o resultado da sua prova no Enem o aluno poderá listar até cinco cursos, nas instituições de sua preferência (também limitado a cinco) e concorrer com os demais candidatos do país. Os processos seletivos que hoje são feitos em duas fases, principalmente, para os cursos mais concorridos, serão de responsabilidade da própria instituição e serão aplicados provavelmente só no ano que vem. O novo Enem será composto de quatro grupos de testes de múltipla escolha realizados em dois dias. As provas ficariam distribuídas de acordo com as seguintes áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. A partir da divulgação dos resultados, o aluno irá se inscrever em um sistema online a partir do número do CPF. A partir dessa inscrição, o candidato poderá monitorar diariamente como está a concorrência para os cursos escolhidos. Ele poderá alterar, a qualquer momento, a opção que pretende disputar. Esse sistema só poderá ser utilizado pelas universidades que adotarem o Enem como prova única de seleção. Ou seja, aquelas que quiserem aplicar uma segunda fase além do exame nacional não incluirão as suas vagas nesse sistema.
Graziela Roberta
HÁ MUITO SE COMENTA SOBRE O FIM DO VESTIBULAR... O QUE VOCÊS PENSAM SOBRE ISSO? SERIA UMA BOA? SERIA MAIS JUSTO PARA OS ESTUDANTES? FACILITARIA A VIDA DE QUEM ESTUDA PARA INGRESSAR EM UMA UNIVERSIDADE? COMENTEM!
ResponderExcluirABRAÇOS
PROFE MARILÉIA
facilita e muito a vida de quem estuda para entar em uma universidade concertesa!
ResponderExcluiruma boa idéia.
mariana guedes
t.105
De certo modo sim,mas hoje em dia é opcional por que a maioria das faculdades aceita o ENEM como prova para entrar,faz vestibular quem acha melhor,justamente porque muitos acham o ENEM mais difícil..
ResponderExcluirCada cabeça uma sentença.
Jéssica / turma 105